Paraibuna decreta situação de emergência após chuva causar estragos na cidade
Temporal causou alagamentos, quedas de barreiras e destelhamentos. Choveu 87,2 mm em menos de 24h. Defesa Civil monitora áreas de risco na cidade.
A Prefeitura de Paraibuna decretou situação de emergência nesta sexta-feira (8) após as fortes chuvas que atingiram o município causarem alagamentos, queda de barreiras e destelhamentos.
De acordo com a administração municipal, choveu 87,2 milímetros em menos de 24 horas. O volume representa aproximadamente metade da média histórica de chuvas esperadas para todo o mês de novembro.
Estragos
Segundo a Defesa Civil, diversos estragos foram registrados em bairros da área urbana e também da zona rural.
- Alagamentos na região central e em bairros como Jardim São Guido, Jardim Parateí e Chalé.
- Barreiras caíram em pelo menos dez trechos de estradas vicinais.
- Casas foram destelhadas por causa da força do vento e da chuva de granizo registrada durante o temporal.
A prefeitura informou que não houve registro de feridos, mas que algumas famílias precisaram deixar suas casas temporariamente por questões de segurança.
Medidas
Com o decreto, a prefeitura poderá realocar recursos e solicitar apoio do governo estadual e federal para ações emergenciais na cidade.
A Defesa Civil informou que está monitorando as áreas de risco e que equipes da prefeitura estão sendo mobilizadas para auxiliar na remoção de entulhos, limpeza de ruas e recuperação das estradas afetadas.
A previsão é de que siga chovendo na região nos próximos dias. A orientação da Defesa Civil é para que os moradores evitem áreas de risco e acionem o órgão em caso de emergência.
Fonte: G1







