Robinho deixa presídio dos ‘famosos’ em Tremembé e é transferido para unidade em Limeira
Robinho foi transferido nesta sexta-feira (17) do presídio de Tremembé. Ex-jogador de futebol foi condenado por estupro na Itália e cumpre pena no Brasil.
O ex-jogador de futebol Robinho foi transferido nesta sexta-feira (17) do presídio de Tremembé (SP), conhecido por abrigar presos famosos, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira (SP). A informação foi confirmada pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária).
Segundo a pasta, a movimentação do preso ocorreu “por questões de segurança e para melhor adequação do perfil carcerário”. A transferência foi feita pela escolta da SAP.
O CDP de Limeira é uma unidade prisional de presos provisórios situada na região de Campinas (SP). Conforme o governo de SP, todas as unidades prisionais do estado são consideradas de segurança máxima.
O presídio de Tremembé abriga detentos com alto grau de escolaridade, idade avançada ou que correm risco de morte no sistema penitenciário comum, como é o caso de Robinho. A unidade é conhecida por já ter abrigado detentos como Suzane von Richthofen e Anna Carolina Jatobá.
Condenação
- Robinho foi condenado a 9 anos de prisão por um crime de estupro coletivo ocorrido em 2013, na Itália.
- Ele e outros cinco brasileiros foram acusados de participar do estupro de uma jovem albanesa de 23 anos em uma boate em Milão.
- Em 2022, a Suprema Corte da Itália confirmou a condenação do ex-jogador.
- Com isso, ele passou a ser considerado culpado pela Justiça italiana.
Como Robinho reside no Brasil e o país não extradita seus cidadãos natos, o governo italiano solicitou o cumprimento da pena em solo brasileiro, com base no tratado de cooperação penal entre os dois países.
Em março de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a sentença italiana e autorizou o cumprimento da pena no Brasil. Robinho se entregou à Justiça brasileira e estava detido no Presídio de Tremembé desde então.
A defesa do ex-jogador tenta anular a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que ele não teve direito ao contraditório e à ampla defesa no processo de homologação da sentença estrangeira.
Carreira
Robinho foi revelado pelo Santos, clube pelo qual conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2002 e 2004) e uma Copa do Brasil (2010).
Ele também teve passagens por clubes internacionais, como Real Madrid, Manchester City e Milan. Disputou duas Copas do Mundo pela seleção brasileira (2006 e 2010).
Fonte: G1







