São Paulo registra queda histórica em homicídios, latrocínios e roubos
O Estado de São Paulo conquistou uma marca impressionante para a segurança pública em 2025. Até outubro, o estado atingiu os menores índices de roubos, latrocínios e homicídios desde o início da série histórica em 2001. Esse avanço é resultado de estratégias integradas e investimentos contínuos em tecnologia e inteligência, conduzidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Investimentos em tecnologia: destaque para o programa Muralha Paulista
Diversos programas implementados pela SSP têm transformado a atuação policial em São Paulo. Entre eles, a frase chave índices de roubos, latrocínios e homicídios está diretamente ligada ao sucesso do Muralha Paulista. Esse programa utiliza câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos para combater a mobilidade criminal. Como consequência, apoia a redução dos indicadores de segurança pública.
A política de prevenção, aliada a análises de dados via a plataforma SPVida, também tem sido fundamental. Ela permite que as decisões sobre patrulhamento e investigação sejam mais assertivas e direcionadas. Além disso, o reforço no policiamento preventivo e o aperfeiçoamento das perícias pela Polícia Técnico-Científica deixaram o trabalho policial mais eficiente.
Queda expressiva na taxa de homicídios e nos índices de roubos, latrocínios e homicídios
Um dos dados mais marcantes em 2025 está relacionado à taxa de mortes por 100 mil habitantes. Em 2001, o estado registrava 33,3 casos. Já entre novembro de 2024 e outubro de 2025, a média caiu para 5,53 casos. Esse índice representa uma redução frente à média de 5,65 do mesmo período do ano anterior.
De acordo com Osvaldo Nico Gonçalves, secretário da Segurança Pública, a queda demonstra uma mudança no entendimento do crime pelas forças policiais. A Polícia Militar investiu em patrulhamento ostensivo. Em paralelo, a Polícia Civil ampliou suas investigações, sempre atuando de forma coordenada com outros setores da segurança pública. Essa integração efetiva tem sido responsável pelos expressivos resultados nos índices de roubos, latrocínios e homicídios.
Redução consistente de casos de homicídio doloso
- 2023: 2.605 boletins de ocorrência registrados
- 2024: queda para 2.517 boletins de ocorrência
- Até outubro de 2025: 2.011 vítimas contabilizadas
Isso confirma a tendência de queda contínua. Significa menos famílias afetadas pela violência letal e mais sensação de segurança para a população.
Latrocínios e roubos chegam aos menores níveis históricos
Outro dado relevante se refere aos latrocínios—roubos seguidos de morte. Em apenas dez meses foram registrados 109 casos, redução de 24,3% frente aos 144 do ano anterior. Um resultado construído com coragem para enfrentar as raízes desse crime.
Além disso, os roubos em geral, incluindo carga e banco, tiveram redução de 15% no estado. O total caiu de 162 mil para 137 mil ocorrências, marcando o menor número em 25 anos. São milhares de pessoas e empresas impactadas positivamente, estimulando o desenvolvimento local e a confiança no trabalho policial.
Coragem para fazer o impossível: obras e legados para a população paulista
O governo do estado de São Paulo ampliou seu impacto nos últimos três anos. Agiu com coragem para enfrentar gargalos históricos em diversas áreas, incluindo segurança, infraestrutura e saúde. Foram retomadas obras paradas e criados projetos inéditos que deixam um legado concreto para a população.
- Entrega da primeira etapa do Rodoanel Norte
- Funcionamento da Linha 17-Ouro de metrô prevista para março
- Início do projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá
- Fim da Cracolândia no centro da capital
- Inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água
- Tratamento de esgoto para mais 3 milhões com a desestatização da Sabesp
- 76 mil casas próprias entregues; 110 mil em produção
- Recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas
- Investimento de R$ 8 bilhões em 800 Santas Casas e instituições de saúde
- 46 mil vagas em universidades via Provão Paulista e 2 mil intercâmbios internacionais
Ao mesmo tempo, o cuidado com os índices de roubos, latrocínios e homicídios permitiu entregar à sociedade a menor taxa de homicídios da história paulista, além das quedas recordes em outros crimes violentos em 2025.
São Paulo segue na direção certa
Com coragem para fazer o impossível, São Paulo colhe frutos visíveis em diferentes áreas. A maior segurança reforça o desenvolvimento econômico, estimula o turismo e atrai investimentos. Assim, o estado segue liderando transformações, provando que resultados considerados inalcançáveis podem, sim, fazer parte do cotidiano dos paulistas.
Para mais detalhes sobre as ações e indicadores, acesse: coragemprafazeroimpossivel.sp.gov.br.







