As equipes de navegação SP80 e Syroco estão competindo e investindo em tecnologia para quebrar o atual recorde mundial de velocidade à vela, que está cravado atualmente em 65,37 nós (121,06 km/h). Esses barcos notáveis são projetados para alcançar velocidades assustadoras e sem precedentes, utilizando tecnologias inovadoras.
O recorde atual foi estabelecido por Paul Larsen em 2012 (confira a quebra do recorde mais abaixo). Agora, a SP80 e a Syroco estão em busca de superar essa marca e alcançar a incrível velocidade de 81 nós (150 km/h).
Uma das principais preocupações ao atingir altas velocidades é a possibilidade de capotagem. Para evitar esse risco, ambas as equipes estão utilizando técnicas avançadas e inovadoras, conforme informa o New Atlas.
SP80 e Syroco
- O SP80 é um trimarã elegante e atraente, projetado para manter os cascos em contato com a água;
- A equipe já realizou testes a velocidade de 30 nós no Lago Genebra e está focada no desenvolvimento e aperfeiçoamento da parte da vela;
- Por outro lado, o Syroco é descrito como iate sem peso, equipado com pipa e um hidrofólio;
- A grande inovação da equipe Syroco está no projeto do hidrofólio supercavitante, que permite alcançar altas velocidades sem instabilidade.O Syroco já possui protótipos voando desde o final de 2021 e está sendo testado em baixas velocidades de vento. A equipe está empenhada em aperfeiçoar o desempenho do barco e superar os desafios que surgem com essa tecnologia inovadora.
Fonte: olhardigital