2025 está chegando..

d
h
m
s
Feliz Ano Novol!!!

Enchente em São Luiz do Paraitinga desaloja oito famílias

Imagem: Alagamentos em São Luiz

Número de famílias com imóveis alagados sobe para oito em São Luiz do Paraitinga; veja vídeo

Chuvas aumentaram o nível do Rio Paraitinga e causaram alagamentos

O número de famílias com imóveis alagados no centro histórico de São Luiz do Paraitinga (SP) subiu para oito nesta sexta-feira (26), segundo a Defesa Civil do município. Após a elevação do nível do Rio Paraitinga, diversos imóveis foram invadidos pela água.

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Rildo de Castro, além dos imóveis comerciais afetados, agora há oito famílias que também foram impactadas. Equipes estão realizando o mapeamento das áreas atingidas e o monitoramento continua devido à previsão de mais chuvas.

O que aconteceu:

  • O Rio Paraitinga transbordou nesta quinta-feira (25), atingindo ruas do centro histórico.
  • Inicialmente, cinco casas haviam sido atingidas. Esse número aumentou para oito nesta sexta-feira (26).
  • O rio atingiu a marca dos 5 metros, acima da cota de transbordo estipulada em 4,5 metros.

Na manhã desta sexta-feira (26), a água começou a recuar, e moradores começaram o trabalho de limpeza dos imóveis. A prefeitura informou que não houve necessidade de retirada das famílias afetadas até o momento, mas um plano de emergência foi montado para caso a situação se agrave.

As ruas mais afetadas estão localizadas na parte mais baixa do centro da cidade, uma área já historicamente vulnerável em época de cheia.

Relembre

São Luiz do Paraitinga sofreu uma grande enchente em 2010, quando o Rio Paraitinga ultrapassou os 10 metros e destruiu boa parte do centro histórico. Desde então, a cidade tem se preparado melhor para eventos climáticos, mas ainda sofre nas partes mais baixas da cidade quando há chuvas intensas.

Veja acima vídeo da situação no centro histórico de São Luiz do Paraitinga.

A Defesa Civil continua monitorando a situação e pede que a população de áreas de risco fique atenta às atualizações pelos canais oficiais.

Fonte: G1