12/06/2024 19:34

Aplicativo incentiva alunos e professores do ensino básico a estudarem os seres vivos

A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) lançou recentemente o aplicativo Click Biota e seu site associado como uma iniciativa destinada a incentivar o estudo dos seres vivos nativos no contexto do ensino básico. Desenvolvido por pesquisadores da FE-USP, o Click Biota permite a publicação de fotos georreferenciadas da fauna e flora brasileira, indo além de ser simplesmente uma galeria de imagens.

O objetivo central desta ferramenta pedagógica é motivar professores, alunos e a comunidade em geral a explorar as espécies animais e vegetais presentes em seu ambiente local, reconhecendo a importância desse conhecimento para o engajamento em atividades de conservação ambiental. As fotos postadas são acessíveis a todos os participantes, incluindo pesquisadores e especialistas em zoologia, botânica e ecologia, entre outros.

Este projeto foi desenvolvido como parte do Projeto Temático “O Programa Biota-Fapesp na educação básica: possibilidades de integração curricular”, associado ao Programa Biota-Fapesp e liderado pelo professor Nelio Bizzo, da FE-USP, que também coordena o Edevo-Darwin, um Núcleo de Pesquisa em Educação, Di

vulgação e Epistemologia da Evolução Biológica vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Estímulo

O novo site oferece recursos educacionais interativos para alunos, incluindo exercícios com correção automática, relatórios para professores e material de apoio. Além disso, apresenta um blog com atualizações semanais sobre a biodiversidade brasileira.

“O aplicativo de celular permite transformar o aparelho em algo útil não apenas para a educação, mas também para a ciência, porque podem ser produzidas imagens georreferenciadas da biota nativa. Ao longo do tempo, poderemos ter um grande banco de dados cobrindo uma área geográfica muito vasta”, comenta Bizzo.

Para estimular a participação de alunos em todo o país, estão sendo planejadas “olimpíadas” nas quais os vencedores serão determinados com base no número de imagens georreferenciadas e interações em suas postagens.

O aplicativo móvel Click Biota está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple App Store, para dispositivos Android e iOS. O site pode ser acessado em: biota.fe.usp.br/.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Fonte: Programa BIOTA-FAPESP

Veja também