12/06/2024 17:55

CAÇAPAVA Defesa Civil faz ação social no bairro Santa Luzia que foi atingido pelas fortes chuvas de granizo

Na ultima sexta-feira (29), a Defesa Civil, Prefeitura, Vereadores e Empresários promoveram ação social no bairro Santa Luzia em Caçapava para ajudar as Vitimas das fortes Chuvas de Granizo que atingiram a região

Vários moradores perderam seus utensílios domésticos, alimentos e roupas em razão dos telhados das casas não suportarem as fortes chuvas de granizo, famílias inteiras ficaram com enormes prejuízos e precisam de ajuda para reconstruir principalmente os telhados das casa e voltar a se sentirem seguros nas próximas chuvas que se aproximam.

A Defesa Civil de Caçapava e o Fundo Social de Solidariedade se uniram numa campanha para ajudar a aproximar doadores das famílias afetadas pelas chuvas no bairro de Santa Luzia e demais regiões. A maioria das vítimas do bairro teve suas casas destelhadas, com perda de móveis e eletrodomésticos, devido à entrada de água nas casas.

A Defesa Civil cadastrou as famílias para que recebam ajuda emergencial, como lonas e colchões, mas há outras necessidades que não são supridas pela organização, como móveis e, principalmente telhas e materiais de construção para reparo dos telhados.

Com base nessa situação, o Fundo Social de Solidariedade vai receber e cadastrar as famílias vítimas das chuvas que entrarem em contato com a instituição, anotando os itens de suas necessidades. Em contrapartida, as pessoas que puderem e desejarem fazer doações também poderão ligar para o Fundo e verificarem os itens necessários que estão sendo solicitados pelas vítimas.

A ideia é aproximar as vítimas das chuvas dos possíveis doadores, intermediando o contado entre ambos. O Fundo Social não vai realizar o recebimento da doação nem o transporte, apenas disponibilizar informações sobre os itens de necessidade e o contato da família que necessita daquele item.

Para participar da campanha, as pessoas atingidas pelas chuvas e os doadores devem entrar em contato com o Fundo Social no telefone (12) 3655-6193, das 8h às 16h, fazendo um breve cadastro e apresentando o item necessário, ou o material disponível para doação. Entre os objetos de maior necessidade estão, telhas, sofás, colchões e eletrodomésticos.

Estiveram presentes na ação social a Prefeita Pétala Lacerda, Vice Prefeito Paulo Eugenio, Defesa Civil Fernando, secretários Anderson,  Cleyton, João e Sergio.

Participaram também os representantes do poder legislativo os Vereadores Telma, Wellington Felipe e Maicon que consignou o seguinte.

“Desde o dia 27/09 com a a forte chuva de granizo que trouxe vários danos sobretudo aos moradores do bairro Santa Luzia 1, temos articulado junto ao poder executivo as ações necessárias de amparo. Estive no dia 28/09 visitando as famílias na companhia do Secretário de Governo Sr. Sérgio Matos e levantando as necessidades e prestar solidariedade. Neste dia 29/09 participei de ação solidária com o poder executivo doação de cestas básicas, telhas e colchões. Isso é política de resultados e compromisso”

A comunidade precisa de ajuda e colaboração com doações de material de construção, eletrodoméstico, roupas e alimentos que podem ser direcionadas ao Fundo Social de Solidariedade do Município ou diretamente na comunidade do Bairro Santa Luzia que fica na divisa entre as cidades de Caçapava e São José dos Campos.

A ação social teve o apoio da Policia Militar do Estado de São Paulo.

Veja também