09/06/2024 01:42

Copersucar avança em sua estratégia de transição energética com o combustível renovável de aviação (SAF)

Copersucar, Usinas Associadas e Evolua Etanol obtiveram a certificação ISCC CORSIA, habilitando o ecossistema de negócios a comercializar em escala do etanol destinado à fabricação de SAF 

A Copersucar, empresa brasileira que atua no mercado global de biocombustíveis e alimento natural, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e contribuição para viabilização de soluções em escala para a descarbonização, dando mais um passo importante na sua estratégia de transição energética. A Copersucar S.A. e a Evolua Etanol foram recentemente certificadas para comercialização de etanol destinado à fabricação de combustíveis aéreos sustentáveis (SAF). Alinhado com ecossistema do Grupo, as usinas associadas Barra Grande e São José, ambas integrantes do grupo Zilor, conquistaram a certificação ISCC CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation).

O SAF, produzido a partir do etanol derivado da cana-de-açúcar, pode ser uma solução com impactos relevantes na indústria da aviação, uma vez que diminui em até 80% o volume total de emissões, quando comparado aos combustíveis fósseis convencionais.

Tomas Manzano, CEO da Copersucar, expressou seu entusiasmo com essa conquista e enfatizou a importância dessa certificação para os mercados nacional e internacional. “A certificação do etanol brasileiro reforça a importância da contribuição efetiva que o setor sucroenergético e o país podem oferecer aos compromissos de transição energética e para uma economia de baixo carbono. A oferta de fontes de energia seguras, mais limpas e renováveis é um desafio global, e temos o firme compromisso de viabilizar soluções em escala para fazer frente a este desafio.”, completa.

O objetivo da companhia é certificar todas as usinas associadas. “Queremos estar posicionados para oferecer produtos em escala para o mercado.”, avalia Manzano.

Combustível do Futuro

A Copersucar está alinhada com o recente anúncio feito pelo Governo Federal durante o evento de Sustentabilidade da ONU desta semana, que diz respeito ao programa “Combustível do Futuro”. Esta iniciativa tem como meta aprimorar a ecoeficiência dos meios de transporte no país, com um enfoque particular nos segmentos de transporte rodoviário e aéreo, por meio de medidas para minimizar seu impacto ambiental. Com isso, até 2037, as empresas aéreas que operam voos domésticos serão obrigadas a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em até 10%, de maneira gradual que inicia em 1% a partir de 2027.

Sobre a Copersucar

A Copersucar S.A. é a líder mundial na comercialização de açúcar e etanol. Atuando como um verdadeiro ecossistema de negócios num modelo único e inovador que combina a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade e forte pegada sustentável.

A companhia é líder e referência nos dois maiores mercados de etanol do mundo, Brasil e Estados Unidos, operando através da Evolua Etanol no Brasil, parceria em modelo de Joint Venture com a Vibra Energia criada em 2021 e da Eco-Energy nos EUA, subsidiária integral da Copersucar S/A, que além da atividade de comercialização também opera 11 terminais próprios de logística.

O sistema Copersucar comercializa açúcar globalmente movimentando mais de 12 milhões de toneladas por ano com presença em mais de 110 países, posicionando-se como líder global através da Alvean.

Na Safra 2022/23, apresentou faturamento líquido de R$ 69 bilhões provendo energia renovável e alimento natural para o país e o mundo.

Fonte:Eliane Dalpizol

Veja também