VÍDEO: Cratera se abre na zona sul de São José dos Campos
Momento exato foi registrado por câmera de segurança
Uma cratera se abriu na manhã desta sexta-feira (9) na zona sul de São José dos Campos (SP). O momento foi registrado por uma câmera de segurança de um comércio da região. O caso aconteceu na Avenida João Rodolfo Castelli, no bairro Campos dos Alemães, por volta das 5h.
No vídeo é possível ver quando parte do asfalto cede, fazendo com que o poste de iluminação pública tombe e caia dentro da cratera. Não houve registro de feridos.
Interdição e impactos
Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, a via foi interditada e equipes da Defesa Civil foram enviadas ao local. De acordo com os técnicos que estiveram na avenida, parte da tubulação de água sob o solo se rompeu, o que pode ter comprometido a estrutura do asfalto.
A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água e saneamento na região, informou que equipes trabalham no local para conter o problema.
Desvios e transporte público
Com o bloqueio da via, a prefeitura informou que houve alteração no itinerário das linhas de ônibus que passam pelo trecho. Os motoristas também receberam orientações para fazer desvios na região.
- Via permanece interditada para avaliação e reparo
- Moradores foram orientados a evitar aproximação da área
Não há previsão para a reabertura da avenida.
A cratera tem cerca de cinco metros de diâmetro e engoliu parte da calçada, um poste de luz e parte da pista. As equipes da prefeitura seguem monitorando o local para evitar novos deslizamentos.
Veja no vídeo abaixo o momento em que a cratera se abre:
Outros pontos da cidade também apresentaram alagamentos e erosões devido às fortes chuvas que atingem o município desde a madrugada.
A Defesa Civil segue em alerta e monitora áreas de risco.
Moradores devem acionar os serviços de emergência em caso de qualquer anomalia pelo telefone 199.
Por G1 Vale do Paraíba e região
Atualização às 13h – A Sabesp informou que o fornecimento de água foi temporariamente interrompido para as residências próximas à avenida afetada. A previsão é de que o serviço seja normalizado após os reparos emergenciais.
Equipes da prefeitura continuam com a interdição do local e devem avaliar os danos no sistema viário para definir as próximas ações.
Para a população, o ideal é evitar a área até que as obras sejam concluídas e a via, liberada.
Esse é o segundo caso de afundamento de solo registrado em São José dos Campos nas últimas duas semanas, ambos causados por grande volume de chuvas.
A Prefeitura reforça que segue adotando medidas preventivas para conter novos incidentes, como vistorias e recuperação de redes pluviais.
Fonte: G1







