23/06/2024 12:27

Doação de órgãos de paciente de São José dos Campos pode ajudar a salvar vida de até sete pessoas

Morador da cidade, um homem de 47 anos teve morte encefálica. A família aceitou fazer a doação de órgãos para salvar vidas.

A doação de órgãos de um paciente de São José dos Campos (SP) pode ajudar a salvar a vida de até sete pessoas, segundo o Hospital Regional da cidade, onde ele estava internado.

Morador da cidade, o homem de 47 anos teve constatada uma morte encefálica nesta segunda-feira (19). Os parentes da vítima foram acionados e concordaram com a doação.

Com isso, foram captados coração, pulmões, fígado, rins e córneas, o que permite salvar a vida de até sete pessoas que aguardam transplante em São Paulo.

O transporte dos órgãos foi feito por uma equipe do helicóptero Águia da Polícia Militar, que contou com apoio dos bombeiros do hospital.

De acordo com o Hospital Regional de São José, ligado à Secretaria Estadual da Saúde, essa foi a primeira grande captação de órgãos deste ano.

A unidade faz parte do Programa Estadual de Transplantes desde 2019. Desde então, já captou 599 órgãos e tecidos para transplantes, entre corações, pulmões, fígados, pâncreas, rins e córneas. O g1 acionou também a Polícia Militar, responsável pelo transporte, para entender para onde os órgãos foram transportados. Ainda não houve retorno.

Fonte: G1

Veja também