12/06/2024 13:01

Entenda sobre as propriedades nutricionais do ovo no Dia Mundial do Ovo

Alimento é considerado um dos mais nutritivos do mundo

O Dia Mundial do Ovo é uma data que celebra o ovo como um alimento importante e versátil, destacando seus benefícios para a saúde e sua contribuição para a nutrição.

O Dia Mundial do Ovo foi estabelecido em Viena, 1996, quando foi decidido comemorar o poder do ovo na 2ª sexta-feira de outubro de cada ano. Em 2023, acontecerá na próxima sexta-feira, (13.10).

O ovo é uma fonte rica de nutrientes essenciais, e seu consumo traz diversos benefícios para a saúde. Um alimento assim merece mesmo ter uma data especial ao redor do globo, não é mesmo? Vamos conhecer…

Proteína de alta qualidade: Os ovos são uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais necessários para o corpo humano. A proteína é importante para a construção e reparo dos tecidos do corpo.

Vitaminas e minerais: Os ovos são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, incluindo vitamina B12, vitamina D, vitamina A, selênio, fósforo e colina. A colina, em particular, é importante para a função cerebral e a saúde do fígado.

Antioxidantes: Os ovos contêm antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, que são benéficos para a saúde ocular e podem reduzir o risco de doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular.

Saciedade: Devido ao seu conteúdo proteico, os ovos são altamente saciantes, o que pode ajudar a reduzir o consumo calórico total e auxiliar no controle de peso.

Saúde cardiovascular: Uma pesquisa sugere que, para a maioria das pessoas, o consumo moderado de ovos não está associado a um aumento significativo no risco de doenças cardiovasculares. Além disso, os ácidos graxos ômega-3 presentes nos ovos podem ter efeitos benéficos na saúde do coração.

Baixo teor de carboidratos: Os ovos são naturalmente livres de carboidratos, o que os torna uma opção adequada para pessoas que seguem dietas com restrição de carboidratos, como a dieta cetogênica.

É importante observar que a ingestão de ovos deve ser equilibrada e fazer parte de uma dieta geralmente saudável. Indivíduos com alergias a ovos devem evitar seu consumo.

 

Fonte: Folha Pernambuco

Veja também