Após envolver grande público durante a abertura no Centro de São Sebastião, a Exposição ‘Ancestralidade Japonesa’ está aberta no bairro Enseada, Costa Norte, até o dia 12 de novembro, de segunda a sexta-feira, na Galeria de Arte da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano.
Na última terça-feira, a artista Elisa Akemi Watanabe esteve na escola no dia da abertura para apresentar o trabalho aos alunos e compartilhar um pouco do processo de produção das obras.
A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, aberta a toda a comunidade escolar e funcionários. O público em geral poderá prestigiar por meio de agendamento diretamente com a unidade por meio do telefone (12) 3861-1253. Escolas e grupos também podem solicitar a visita guiada, de acordo com disponibilidade de horário da artista.
Elisa Watanabe traz nove telas em técnica mista de pintura que refletem as pesquisas e reflexões das influências da ancestralidade japonesa em sua vida e fazem parte do Projeto ‘Reconectando a Ancestralidade: caminhos da alma e da autoestima’, contemplado no Edital nº 0001/2021, do Programa de Fomento Cultural de São Sebastião da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).
A artista ressalta que tem vivido um processo muito gratificante, tanto durante a produção das telas, quanto neste momento de compartilhá-las com as pessoas. “Trabalhar o autoconhecimento e a consciência das características japonesas é algo que vai marcar minha vida para sempre, mas ter esse contato com o público e vivenciar essa experiência com certeza me transformou como artista. Quero poder transmitir o que desenvolvi aos alunos da escola e a todos que visitem a exposição na Costa Norte também”, conclui.
A partir do Programa de Fomento Cultural, a artista pode realizar uma pesquisa aprofundada sobre a cultura japonesa e as histórias familiares, significados de costumes que se perderam no tempo, técnicas de artes visuais orientais, entre outros temas que resultaram na exposição.
Sobre a artista
Elisa Akemi Watanabe é artista plástica, fotógrafa e educadora, formada em Moda pela Universidade Paulista (UNIP), com especialização em Artes Plásticas e História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu, e mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), onde iniciou a pesquisa sobre cultura, identidade e ancestralidade, com pesquisas em Cusco, no Peru. Continuou estudando no México, Guatemala, Equador, Bolívia, Argentina, reservas indígenas nos EUA e no Brasil, além de Tailândia, Bali/Indonésia e Japão. Há mais de 15 anos trabalha com a identidade na criação artística, ajudando seus orientandos a se conectarem com suas raízes.
Serviço:
Exposição ‘Ancestralidade Japonesa’ – Elisa Akemi Watanabe
Data: 24 de outubro a 12 de novembro
Visitação: de segunda a sexta-feira
Agendamento para visitação: (12) 3861-1253
Local: EM Cynthia Cliquet Luciano
Endereço: Rua Castro Alves, 377, bairro Enseada.
Classificação: Livre
Mais informações: www.linklist.bio/elisawatanabe
#PraTodosVerem: arte gráfica com dados sobre a Exposição ‘Ancestralidade Japonesa’ – Elisa Akemi Watanabe; imagens do dia da abertura da exposição. Fim da descrição.
Fonte: PMSS