12/06/2024 10:12

Fundhas firma parceria com startup de realidade virtual

A Fundhas (Fundção Hélio Augusto de Souza), por meio do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), assinou nesta terça-feira (21) uma parceria de cooperação com a Missim, startup que desenvolve ambientes virtuais interativos.

A Missim está baseada no PIT (Parque de Inovação Tecnológica), em São José dos Campos, e já atende empresas da região e de todo o país. Vitor Moreira, cofundador e CEO da Missim, explica como a empresa atua.

“Um cliente, por exemplo, uma indústria, quer fazer um treinamento ou demonstração de algum equipamento real. Nós vamos até lá, virtualizamos o equipamento, transformamos num software totalmente interativo e com abordagem de tecnologia imersiva, via óculos de realidade virtual, em aplicações WEB ou numa abordagem mobile (celular, tablets)”.

A parceria com o Cephas vai permitir que alunos dos cursos técnicos tenham acesso a tecnologias de ponta. “Esse acordo é crucial para a parte de validação. Nós queremos entender a resposta dos alunos, deixá-los interagir. O que queremos é encurtar o tempo de aprendizagem de algum assunto técnico específico. A gente percebeu que isso é uma ‘dor’ da indústria. Essa tecnologia imersiva, junto à uma didática adequada, diminui muito esse ciclo de aprendizagem”, conclui Vitor.

Para Ruth Zorneta, diretora do Cephas, a parceria será muito produtiva. “É uma oportunidade para que alunos dos cursos que têm oficinas práticas possam trabalhar em ambientes virtuais, numa realidade mais próxima do mercado de trabalho, podendo acessar ferramentas, motores, de uma forma segura.”

Veja também