23/06/2024 11:01

Game permite explorar a Amazônia por meio de simulação em 3D

“Floresta Virtual” é uma ferramenta educativa criada pela equipe do Espaço Interativo de Ciências – grupo ligado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos da USP

Um jogo educativo para computador intitulado “Floresta Virtual” foi desenvolvido pela equipe do Espaço Interativo de Ciências (EIC) – grupo ligado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP).

O jogo permite aos usuários se conectar com a Amazônia de forma lúdica. A floresta é explorada por meio de simulação em 3D realista, utilizando ferramentas digitais, que permitem ao visitante conhecer representantes da flora e fauna do bioma, bem como o conhecimento dele extraído por diferentes etnias dos povos originários.

O passeio em 3D é guiado por uma seta, localizada na parte superior da tela, que auxilia o jogador a localizar diferentes plantas, animais e curiosidades da floresta. Durante a navegação, o jogador pode interagir com elementos que compõem a floresta, adquirindo conhecimentos gerais e específicos sobre plantas e animais que ali habitam. Ao longo do percurso o usuário poderá participar de questionários e conquistar bonificações que o estimularão a interagir com os elementos da mídia e testar os conhecimentos adquiridos.

O desenvolvimento do jogo envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas e estudantes de diferentes áreas, tanto de tecnologia da informação como de ciências da natureza, sob a orientação geral da professora Leila Beltramini, do IFSC-USP. Destinado ao público infantojuvenil, o game é indicado para ser usado nas escolas e também para entretenimento do público geral. Foi desenvolvido para ser acessado pelo navegador e está disponível para download gratuito pelo site do EIC.

Fonte: uol

Veja também