08/06/2024 13:46

‘GTA 6’: Por que novo game da franquia é tão aguardado e o que se sabe

Público ficou louco com anúncio de primeiro trailer em dezembro. Em 2023, último jogo da série, ‘GTA 5’, completou dez anos desde lançamento.

O próximo capítulo de uma das séries de maior sucesso na história dos videogames e o jogo em desenvolvimento mais aguardado pelo público, “Grand Theft Auto 6” (ou simplesmente “GTA 6”), vai ganhar seu primeiro trailer em dezembro.

A notícia foi revelada pelo estúdio da franquia, a Rockstar, nesta quarta-feira (8), para delírio de um público ansioso por qualquer novidade sobre o game.

O anúncio acontece um mês depois do aniversário de 10 anos do lançamento de “GTA 5”, o último game da série.

Uma década depois, seu modo para diversos jogadores online, “GTA Online”, ainda aparece entre os títulos mais jogados da atualidade. Desde o lançamento, o título fatura uma média de US$ 500 milhões por ano, segundo dados divulgados pela “PC Gamer”.

Em dezembro, a Rockstar comemora 25 anos de fundação. O estúdio é responsável por jogos de incrível sucesso como “Red Dead Redemption 2”, “Max Payne 3”, “Midnight Club”, entre outros.

Inclusive, as tecnologias destes games são usadas em “GTA V”: o sistema de controle de veículos veio de “Midnight Club 3” e o sistema de mira a tiro de “Max Payne 3”.

“GTA V” vendeu um total de 185 milhões de cópias até agora (em 3 dias após o lançamento, faturou US$ 1 bilhão), tornando a série um dos maiores produtos do mercado de entretenimento. Isso justifica a expectativa para a chegada de “GTA 6”.

Mas foi há mais de 20 anos, com o lançamento de “GTA 3” para o PlayStation 2 em 2001, que a franquia se firmou como uma das mais amadas, e os games seguintes, “GTA: Vice City”, “GTA: San Andreas” (talvez o mais amado por quem tenha tido um PS2) e “GTA 4” obtendo sucesso de crítica e de vendas.

A demora de mais de dez anos para um novo “GTA” também é explicada pelo sucesso de “GTA Online”: o estúdio focou em atualizações constantes para que o game se mantivesse no topo das vendas.

O que se sabe e o que falta saber sobre “GTA 6”:

Data de lançamento

 

A Rockstar ainda não revelou quando “GTA 6” será lançado. A data pode aparecer no primeiro trailer do game chega no começo de dezembro, e ele pode chegar aos consoles e computadores no final de 2024 ou no começo de 2025.

Com “GTA V”, lançado em 2013, o que aconteceu foi o seguinte: o primeiro trailer foi apresentado em 2 de novembro de 2011 e o jogo chegou para PlayStation 3 e Xbox 360 em 17 de setembro de 2013.

Depois, ganhou versões para computadores, Xbox One e PlayStation 4. Recentemente, os consoles da atual geração (Xbox Series X/S e PlayStation 5) receberam uma versão com visual melhorado.

O que o estúdio já falou oficialmente sobre o jogo

 

Oficialmente, falou pouca coisa. Em fevereiro de 2022, o estúdio falou pela primeira vez que estava desenvolvendo o próximo game da franquia “GTA”.

“Temos o prazer de confirmar que o desenvolvimento para o próximo título da série Grand Theft Auto está bem encaminhado”, disse a empresa em comunicado.

Em agosto do mesmo ano, a Take-Two, empresa dona da Rockstar, disse durante relatório financeiro que o desenvolvimento do jogo estava “sendo bem encaminhado”.

Vazamentos

 

Em setembro de 2022, a Rockstar informou que sofreu uma invasão hacker que vazou ilegalmente o conteúdo do “GTA 6”.

Segundo a “Variety” e o site especializado PC Gamer, durante o fim de semana, um usuário postou em um fórum dedicado ao jogo um arquivo de 3 gigabytes, que incluía 90 vídeos com imagens de “GTA 6”.

Onde ‘GTA 6’ vai se passar

 

Na série “GTA”, jogamos em diversas localidades fictícias inspiradas no mundo real: a Liberty City de “GTA 3” e de “GTA 4”; Vice City de “GTA: Vice City”; e Los Santos, San Fierro e Las Venturas, que formam a famosa San Andreas de “GTA: San Andreas”. Em “”GTA V” jogamos em uma versão de San Andreas com a cidade de Los Santos sendo o foco.

As informações do vazamento de “GTA 6” apontam que a cidade do novo game pode ser novamente Vice City, que é uma versão inspirada em Miami, nos Estados Unidos.

Tecnologia

 

Não foi divulgado quais tecnologias e aprimoramentos visuais o novo jogo apresentará. Contudo, a Take-Two registrou uma patente de tecnologia de locomoção de personagens que promete “animações altamente dinâmicas e realistas” dos personagens, que “se moverão e reagirão realisticamente aos ambientes”.

Também é esperado que sistemas usados em “Red Dead Redemption 2” como a de mudança de clima e de ambientes possa aparecer em uma versão aprimorada em “GTA 6”.

Fonte; G1

Veja também