12/06/2024 18:23

MUSEU DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EXIBE DOCUMENTÁRIO “QUIRIRIM – OUTROS TEMPOS”

Nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, a partir das 19h, no Museu da Imigração Italiana de Quiririm, acontece a exibição inédita do documentário ‘Quiririm – Outros Tempos’, que por meio de 11 depoimentos dos últimos descendentes de italianos de primeira e segunda gerações que viveram no Quiririm, retratam as mudanças culturais, econômicas e quais foram os fatores que contribuíram.

“O Distrito de Quiririm passou por muitas mudanças nas últimas décadas. Urbanização, troca da agricultura pela gastronomia como eixo econômico, migração de muitos descendentes dos primeiros imigrantes para cidades próximas e distantes. Tudo isso acarretou adaptações e mudanças no modo de viver dos habitantes do local e levou ao enfraquecimento de algumas tradições cultivadas nas primeiras décadas de existência do núcleo”, explica Renata Pistilli Eberhard, historiadora que produziu o documentário.

Renata ressalta que Quiririm Outros Tempos tem como objetivo mostrar, por meio da voz dos últimos descendentes de primeira e segunda gerações, como era o Quiririm de antigamente e quais os fatores que ocasionaram tais mudanças. Ao final, acabou não apenas coletando relatos preciosos, como também registrando uma parte da história, possibilitando a todos, descendentes ou não dos italianos de Quiririm, recordar, reviver ou até conhecer aspectos de uma realidade que hoje se esvai”.

A exibição tem entrada franca e classificação livre.

O documentário Quiririm – Outros Tempos tem o roteiro e pesquisa histórica de Renata Pistilli, produção e divulgação de Alexandre Malosti, imagem e edição de Junior Guimarães.

O Museu da Imigração Italiana de Quiririm José Indiani fica na avenida Líbero Indiani nº 550 em Quiririm, Taubaté-SP.

Fonte: PMTaubaté

Veja também