06/06/2024 13:30

Pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho reconhecida pela Revista Forbes

A engenheira agrônoma Patríca Ritschel integra o time que desenvolve novas cultivares de uvas com aprovação do produtor e também do consumidor

A pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho Patrícia Ritschel obteve um reconhecimento importante pelo seu trabalho em melhoramento  genético de uvas. A engenheira agrônoma foi elencada como uma das 100 mulheres doutoras do agro pela revista Forbes. A publicação destaca que estas mulheres estão no mercado de trabalho com mais preparo para a produção de alimentos, fibras e bionergia.

A doutora Patrícia diz estar muito feliz, mas faz questão de destacar que desenvolve um trabalho em equipe e que nesta equipe de aproximadamente seis pessoas também existem homens integrados. É o time que desenvolve o Programa de Melhoramento Genético  de Uvas do Brasil. Um exemplo do êxito do trabalho é o cultivar  de mesa Vitória. O exemplar tem muito sabor e é sem caroço, gerando divisas ao agricultor e uma boa experiência ao consumidor.

O Programa é desenvolvido desde o início dos anos 70. Por isso a pesquisadora reforça ser um trabalho que tem a contribuição de muitas pessoas e cada trabalho demora de 10 a 15 anos. Atualmente os esforços são para desenvolver outros cultivares para suco, mesa e vinhos. O êxito e a aprovação tanto pelo agricultor como do consumidor é estímulo parar  a busca de novas variedades  saborosas e que sejam precoces e que também não necessitem da utilização de agrotóxicos.

Fonte:Leouve

Foto: Portal Embrapa

Veja também