A prefeita Leandra Guedes e o deputado federal André Janones mantiveram um relacionamento antes de ela ser eleita em 2020.
A prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes (Avante), acionou a Justiça contra o deputado federal André Janones (Avante) com base na Lei Maria da Penha. Os dois mantiveram um relacionamento entre 2014 e 2018. Antes de ocupar o atual cargo, ela chegou a ser chefe de gabinete do ex-namorado em 2020.
Leandra foi eleita em 2020 para o primeiro mandato e reeleita em 2024, com 60,27% dos votos, na cidade do Triângulo Mineiro.
Como o caso tramita em segredo de Justiça, Leandra Guedes afirma que não vai divulgar outras informações.
A Justiça concedeu uma medida protetiva que proíbe o deputado de manter contato com a denunciante ou qualquer familiar, de se aproximar a menos de 300 metros e de divulgar conteúdos íntimos.
Além da relação pessoal, os dois também eram aliados políticos na região. Leandra Guedes e André Janones apareceram juntos em diversas publicações celebrando ações e conquistas para Ituiutaba.
Além disso, a irmã de Janones, Carla Janones, foi exonerada de seu cargo na prefeitura de Ituiutaba após o episódio, e a procuradora Anna Neves também se absteve de comentar o caso, que segue em segredo de Justiça. O caso gerou repercussão, com a defesa de Leandra alegando que a medida protetiva era necessária para garantir sua segurança e preservar sua dignidade frente aos atos de violência praticados por Janones.
Deputado Federal Janones é uma das principais lideranças e apoiadores do presidente Lula. Sendo uma força política da extrema esquerda que trabalhado contra a anistia aos presos de 8 janeiro.
Fonte Estado de Minas