23/06/2024 10:57

Processador Qualcomm Snapdragon X Elite terá todas as principais tecnologias do mercado

Qualcomm espera disputar mercado com Intel e AMD em 2024

Para quem acompanha as novidades sobre tecnologia, o nome Snapdragon não é estranho. Na verdade, até os mais desinteressados já ouviram falar da poderosa linha de chips da Qualcomm. E provavelmente ouviremos mais ainda sobre ela nos próximos anos.

A Qualcomm tem preparado seus chips Snapdragon X para atuar além dos dispositivos móveis. Com a pretensão de retornar ao ecossistema Windows, o novo chip Snapdragon Elite X será o abre alas da empresa para mostrar que ela não está de brincadeira.

As novas tecnologias do Snapdragon X Elite

Contendo núcleos Orion de alto desempenho e novos recursos gráficos, o Snapdragon X Elite de 4nm terá um forte suporte à Inteligência Artificial generativa através de sua NPU (Unidade de Processamento Neural) Hexagon, que opera com 45 TOPS (trilhões de operações por segundo). Esse desempenho abarca as possibilidades que serão criadas pelo uso da IA, sendo 55% maior que seu antecessor, o SoC 8cx Gen3.

Espera-se que tanto desempenho consuma muita energia; mas segundo a Qualcomm é justamente o contrário o objetivo deste novo chip. Com a pretensão de ser uma alternativa, não apenas viável, mas preferível para usuários que gostariam de alternativas a arquitetura x86, a empresa afirma que seu chip, além de poderoso, também terá um consumo de energía menor que a concorrência, utilizando apenas ⅓ da potência necessária em comparação com suas futuras rivais.

Já na parte gráfica do Snapdragon X Elite temos o famoso GPU Adreno, bem conhecido pelos usuários de smartphones. Aqui ele irá oferecer um poder de processamento surpreendente de 4,6 TFLOPs, operando em FP32. Para ilustrar melhor a sua capacidade, esse nível computacional supera a arquitetura AMD RDNA 2, que está contida no Xbox Series S, por exemplo. E como seu antecessor, aqui a GPU Adreno também oferece suporte a DirectX 12.

Já quanto a suas compatibilidades, o chip se adequa às tecnologias mais recentes para poder operar em alto nível. Então podemos esperar memórias LPDDR5X-8533 com suporte a até 8 canais de largura de 16 bits, ou seja, sua largura de banda máxima é de 136 GB/s e sua capacidade de suporte é de até 64 GB de memória. Além de oferecer opções de conectividade como Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4 e suporte a codificação e decodificação AV1 de vídeo. Isso coloca o novo chip num local privilegiado para disputar com suas concorrentes uma fatia do mercado que se dedica a integrar sistemas que tem o Windows como base, já que ele reúne muitas das tecnologias mais recentes e promete um ótimo desempenho com baixo consumo de energia.

A previsão de lançamento para o Snapdragon X Elite é meados de 2024.

Fonte: mundoconectado

Veja também