08/06/2024 17:20

Qual é a diferença entre a dengue comum e a hemorrágica?

A dengue hemorrágica pode até matar e, com raríssimas exceções, só ocorre nos casos reincidentes da doença.

Ambas são causadas pelos mesmos vírus do gênero Flavivirus, transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti.

A dengue clássica, na maioria dos casos, não gera muitos sintomas além de febre e dores, pois os próprios glóbulos brancos – nossas células de defesa – são capazes de eliminá-la. Já a dengue hemorrágica pode até matar e, com raríssimas exceções, só ocorre com quem já pegou a doença antes.

Isso porque existem quatro tipos diferentes do vírus da dengue. Quem é infectado por um deles desenvolve anticorpos permanentes contra esse tipo específico, mas continua vulnerável aos demais.

Se surge uma segunda contaminação por uma versão diferente do vírus, a doença se torna muito mais violenta, porque os anticorpos produzidos contra um tipo de dengue facilitam a entrada de outros tipo nas células.

Mas o número exagerado de células de defesa aumenta também a quantidade de outras substâncias naturalmente liberadas durante o processo infeccioso, que acabam causando lesões nas paredes

dos vasos sanguíneos”, diz o infectologista Luiz Jacintho da Silva, superintendente de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Como o vírus destrói as plaquetas – células sanguíneas responsáveis pela cicatrização –, esse sangramento interno (a hemorragia propriamente dita) não é estancado. Isso faz cair a pressão arterial, levando à insuficiência circulatória, que pode ser fatal.

 

Fonte: Super Interessante

 

Veja também