11/06/2024 05:13

Qual é a fabricante de carros mais antiga do mundo?

Com tantas fabricantes na indústria automobilística já consolidadas no mercado — e uma infinidade de veículos — é difícil imaginar onde tudo isso começou. Afinal, você sabe qual foi a primeira fabricante de carros do mundo? Assim como acontece com a maioria das invenções da história, a trajetória dos automóveis também gera algumas polêmicas e controvérsias.

A grande verdade é que um leque de respostas é aberto quando fazemos esse questionamento. Isso porque os engenheiros e criadores de carros decifraram quase que ao mesmo tempo o grande segredo para que o ser humano se locomovesse sobre rodas.

A história

A Europa é o berço da indústria automobilística. Durante o final do século XVIII e decorrer do século XIX, temos registros de três invenções que começaram a movimentar a revolução automotiva no continente.

A princípio, a criação do primeiro modelo que viria a ser um carro é do francês Nicolas-Joseph Cugnot, que em 1769 inventou um veículo com três rodas equipado com um motor à vapor e uma caldeira, que alcançava, em média, 8 km/h.

Outras duas versões de carros surgiram em 1870 e 1884. A primeira, do francês Siegfried Marcus, era movida com um motor à combustão, pensado para transportar cargas. Já em 1884, outro francês, Édouard Delamare-Deboutteville, criou um automóvel com motor de dois cilindros, movido a gás de petróleo. Essa última configuração foi patenteada, mas não foi comercializada.

Foi no final de 1885, entretanto, que um alemão foi coroado como o pai do automobilismo. O engenheiro Karl Benz criou, há quase 140 anos, um modelo com três rodas (muito parecidas com as usadas em charretes) e um motor à combustão de um cilindro.

Eram apenas 0,75 cv de potência, permitindo que o veículo chegasse a 16 km/h. O carro, chamado de Benz Patent Motorwagen, foi patenteado em 29 de janeiro de 1886.

Outro alemão também se tornaria um dos pioneiros do setor automotivo. Gottlieb Daimler foi o grande inventor da Godfather Clock, um motor com cilindro vertical fixo, que se adaptaria perfeitamente ao espaço de instalação disponível nos veículos.

O encontro de Benz e Daimler, com participação do designer Wilhelm Maybach e do empreendedor Emil Jellinek, seria o fator determinante para a consolidação da Mercedes-Benz enquanto montadoraempresa e fabricante de veículos.

A verdadeira primeira fabricante de carros do mundo

Trazendo para o ponto de vista das fabricantes, porém, a Mercedes-Benz não foi a primeira do mundo. Isso porque a empresa alemã foi consolidada com este nome apenas em 1926. Além disso, seu primeiro contrato de distribuição de veículos é datado em 1900. Portanto, essa conquista, na verdade, é da Peugeot, que lançou o primeiro carro em 1889 já como uma montadora de automóveis.

Curioso é que a fabricante francesa não iniciou as atividades no mercado como uma empresa automobilística. Fundada em 1810, era inicialmente um moinho hidráulico familiar que se transformou em uma empresa especializada em aço.

A empresa, então, entrou no ramo de produção de aros e bicicletas, para depois se envolver com a produção de motores, o que resultou na criação do automóvel Peugeot, apresentado em 1889 na exposição de Paris. Este era um triciclo, assim como a invenção alemã, e foi equipado com um motor à vapor, mas não chegou a ser comercializado.

Desta forma, os fundadores da empresa Jean-Frédéric e Jean-Pierre II Peugeot podem não ser considerados os pais do automobilismo moderno, mas à eles devem ser concedidos os créditos por criar a primeira fabricante de carros do mundo.

Fonte: autoesporte

Veja também