10/06/2024 04:16

Usar carro alugado em track day rende multa de quase R$ 15 mil

Os dados de telemetria da locadora acusaram diversas voltas no autódromo de Guaporé (RS) e direção vigorosa do veículo em curvas e acelerações

Muitos entusiastas querem levar seus carros para a pista, porém tem receio dos desgastes mecânicos que vêm desse uso. Nessas horas, começam a vir as ideias mirabolantes, uma popular é pegar um carro alugado para usar em track day.

Um motorista levou um Fiat Cronos alugado para o autódromo de Guaporé (RS) e foi condenado a pagar uma multa de R$ 14.873,20. Esse valor é 20% do preço de tabela do sedã.

Segundo o portal Consultório Jurídico, a sentença foi prolatada na última quinta-feira (2/11) e cabe recurso. Segundo a telemetria da locadora, foram realizadas 12 acelerações moderadas, 358 curvas leves e 69 freadas moderadas. Fora os registros de voltas no autódromos gerados pelo GPS.

O locador argumenta que alugou o carro para viajar pela Serra Gaúcha, sem mencionar o autódromo.

No contrato de loção consta tal multa caso o carro se usado para”participar de corridas de automóveis (rachas, pegas, rally, disputa ou competição automobilística, corridas ilegais, gincanas, entre outros correlatos)”.

As punições por usar carro alugado em track day são mais pesadas que a troca de pastilhas de freio e alinhamento necessário após usar seu veículo particular no evento.

O contrato de locação proíbe o uso do carro em autódromos e estipula a multa de 20% do preço de tabela do veículo para esse uso.

Fonte:uol

Veja também