Justiça manda Sabesp normalizar abastecimento de água em Igaratá em até 4 horas
Decisão é de caráter liminar e estabelece multa em caso de descumprimento. Moradores relatam que ficam dias sem água na cidade.
A Justiça determinou que a Sabesp restabeleça o abastecimento de água em Igaratá (SP) em até quatro horas, sempre que houver interrupções no fornecimento. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (27).
A determinação tem caráter de liminar, a pedido do Ministério Público (MP), e estabelece que o fornecimento de água potável ocorra de forma contínua e eficiente. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 10 mil.
Segundo o MP, foram apresentadas diversas reclamações de munícipes relatando a suspensão frequente e prolongada no fornecimento de água. Os moradores afirmam que há casos em que a cidade fica dias sem água.
Na ação, o Ministério Público argumenta que a situação afeta diretamente o direito essencial à saúde, higiene e bem-estar. A promotoria instaurou um inquérito civil para apurar o caso e, diante das evidências, ingressou com a ação pedindo providências urgentes.
Resposta da Sabesp
Em nota, a Sabesp informou que ainda não foi notificada da decisão, mas que assim que for comunicada, irá adotar as medidas cabíveis.
- O abastecimento na cidade é feito por poços subterrâneos
- A empresa realiza manutenção preventiva periódica
- Moradores relatam que falta d’água é frequente, principalmente em bairros mais altos
A decisão judicial também orienta que a Sabesp informe a população sobre qualquer manutenção ou interrupção programada com antecedência mínima de 24 horas.
A liminar destaca ainda que a empresa deve garantir que a distribuição de água atinja todos os bairros da cidade, inclusive nas áreas de maior altitude e mais afastadas do centro.
A ação segue tramitando na Vara Única de Igaratá, aguardando manifestação da Sabesp.
Fonte: G1







