Currículo de Educação Digital e Midiática integra o Currículo Paulista
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou a primeira edição do Currículo Educação Digital e Midiática. Esse documento traz orientações claras para o trabalho pedagógico das escolas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Agora, ele faz parte do conjunto de referências do Currículo Paulista, totalmente alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O novo currículo vai além de inserir o universo digital como uma disciplina. Ele consolida a educação digital e midiática como elemento essencial na formação integral dos estudantes. Nesse sentido, o material evidencia a importância das tecnologias e das mídias em âmbitos sociais, culturais, acadêmicos e profissionais, além de estabelecer diretrizes para desenvolver competências críticas e éticas. Alguns dos principais temas abordados incluem inteligência artificial, redes sociais e segurança digital.
Currículo Educação Digital: como foi construída a proposta?
A elaboração do texto final do Currículo Educação Digital e Midiática envolveu a participação ativa de profissionais da educação, gestores, estudantes de escolas públicas, privadas e toda a sociedade civil. Durante o período de consulta pública, Seduc-SP recebeu diversas contribuições relevantes. Isso permitiu avanços em discussões fundamentais, como segurança de dados, produção de conteúdo e uso consciente das redes sociais.
Renato Feder, secretário da Educação, ressalta que a proposta “amplia e aprofunda orientações já presentes no Currículo Paulista, oferecendo referenciais claros para o planejamento pedagógico das escolas e para o trabalho dos professores”. Além disso, ele destaca que o avanço da tecnologia exige que a escola forme estudantes capazes de não só utilizar ferramentas digitais, mas compreendê-las, criar com elas e utilizá-las de forma ética e responsável.
Educação Digital como eixo transversal no Currículo Paulista
O Currículo Educação Digital e Midiática dialoga com as competências gerais da BNCC e adota os princípios do Currículo Paulista ao posicionar a educação digital e midiática como eixo transversal. Isso significa que ele está integrado às diferentes áreas do conhecimento e aos componentes curriculares já existentes, favorecendo uma abordagem contextualizada e conectada às reais situações do cotidiano dos alunos.
Como instrumento de apoio ao planejamento pedagógico, o currículo oferece exemplos práticos de abordagens, práticas e projetos, que podem ser incorporados nas rotinas das escolas. Dessa forma, professores e gestores contam com referenciais claros para direcionar as atividades, promovendo aprendizagens significativas.
O documento organiza as aprendizagens de maneira progressiva, respeitando as especificidades de cada etapa da educação básica. Com isso, a experiência é adaptada ao desenvolvimento e necessidades dos estudantes em diferentes momentos do ciclo escolar. Veja como as propostas estão distribuídas:
Por que o Currículo Educação Digital é relevante?
O Currículo Educação Digital integra o Currículo Paulista para fortalecer a formação de cidadãos críticos, responsáveis e preparados para os desafios de uma sociedade absolutamente digitalizada. Formar estudantes aptos a lidar com as rápidas mudanças tecnológicas, de maneira ética e criativa, é indispensável para as exigências do mundo atual.
Além de orientar os professores sobre o que e como ensinar, o novo currículo propõe exemplos práticos que podem ser utilizados em sala de aula. Isso contribui para uma formação sólida e um aprendizado efetivo, além de aproximar escola e realidade dos estudantes.
O secretário Renato Feder reforça: “Com a publicação do Currículo de Educação Digital e Midiática, a Seduc-SP reforça o compromisso com uma educação pública conectada aos desafios contemporâneos, alinhada ao Currículo Paulista e voltada à formação de cidadãos críticos, responsáveis e preparados para atuar em uma sociedade cada vez mais digital”.
Se você quer compreender como a tecnologia pode transformar a educação, vale acompanhar as diretrizes do Currículo Educação Digital e Midiática e observar como sua implementação pode fazer a diferença no dia a dia escolar. O diálogo com professores e a participação ativa dos estudantes são fundamentais para o sucesso dessa proposta.
Assim, São Paulo se posiciona na vanguarda da transformação pedagógica no Brasil, garantindo que suas escolas estejam preparadas para formar cidadãos plenos e aptos a enfrentar os desafios do futuro digital.







