07/06/2024 21:55

Polícia encontra ossada humana em terreno baldio em Jacareí; suspeita é que corpo seja de idoso desaparecido

Ossos foram localizados no Jardim Paraíso na manhã desta segunda-feira (16). No local, polícia encontrou documentos de Pedro Ferreira de Magalhães, idoso de 83 anos que desapareceu em setembro.

Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) encontraram, na manhã desta segunda-feira (16), uma ossada humana em um terreno baldio em Jacareí. Os ossos foram localizados na Rua Professora Olinda de Almeida Mercadante, no Jardim Paraíso.

Segundo a Polícia Civil, a DIG recebeu uma ligação informando sobre a ossada no terreno. No local, os policiais encontraram parte da ossada que aparenta ser de um homem. A vítima ainda não foi identificada.

No boletim de ocorrência, a polícia informou que não havia indícios de violência nos ossos e que foram encontradas algumas peças de roupa no local: uma bermuda preta com detalhes vermelhos, além de um boné e uma camiseta de futebol do time São Paulo.

No bolso da bermuda, foram encontrados uma carteira e documentos de Pedro Ferreira de Magalhães, idoso de 83 anos que desapareceu em setembro após sair para consertar o aparelho auditivo (leia mais sobre o caso abaixo).

Os ossos foram recolhidos e devem passar por exame de DNA para comprovação da identidade da vítima e para tentar determinar a causa da morte.

Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jacareí (SP) — Foto: Bruna Capasciutti/TV Vanguarda

Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jacareí (SP) — Foto: Bruna Capasciutti/TV Vanguarda

O processo para exame de DNA é burocrático e, segundo a Secretaria de Segurança Pública, não há prazo para que seja concluído. Em alguns casos, o processo chega a demorar meses ou até um ano (veja como funciona o processo abaixo).

A suspeita da polícia, diante dos pertences e peças de roupas encontrados, é que a ossada seja de Pedro, no entanto, até a publicação desta reportagem, o corpo ainda não havia sido identificado.

A família do idoso confirmou ao g1 que foi comunicada pela polícia sobre os restos mortais encontrados e que aguarda o resultado dos exames de DNA para comprovar se a ossada é do seu Pedro ou não.

O caso foi registrado como morte suspeita de pessoa desconhecida e é investigado pela Polícia Civil.

Exame de DNA feito pelo Instituto de Criminalística ajuda a identificar a identidade de vítimas encontradas mortas. — Foto: Polícia Científica

Exame de DNA feito pelo Instituto de Criminalística ajuda a identificar a identidade de vítimas encontradas mortas. — Foto: Polícia Científica

Como funciona o exame de DNA

De acordo com a SSP, no estado de São Paulo todos os exames de DNA são feitos na capital. A realização dos procedimentos depende do estado de conservação do corpo, além das condições nas quais ele foi localizado.

Baseado na análise do material genético e na comparação com o DNA do parente, as equipes produzem um laudo com os resultados obtidos, confirmando ou não a identidade da vítima.

Após a emissão do laudo, o resultado é encaminhado para a cidade da vítima, a autoridade policial e a família. Com o laudo confirmando a identidade, os familiares podem fazer a retirada do corpo para sepultamento.

Pedro Ferreira de Magalhães, desaparecido em Jacareí, SP — Foto: Arquivo pessoal

Pedro Ferreira de Magalhães, desaparecido em Jacareí, SP — Foto: Arquivo pessoal

Desaparecimento

 

Pedro Ferreira de Magalhães, de 83 anos, desapareceu no dia 4 de setembro, por volta das 17h30. Segundo a família, ele tem deficiência auditiva e foi diagnosticado recentemente com problemas de memória.

Morador do bairro Parque Califórnia, ele foi visto pela última vez no bairro Cidade Salvador, em Jacareí. A família informou ainda que ele foi visto com camiseta e bermuda do São Paulo.

Imagens de câmeras de segurança (veja abaixo) flagraram o momento em que é possível ver Paulo circulando por uma avenida movimentada em Jacareí. Nas imagens, vestido com boné vermelho, camiseta do São Paulo e bermuda preta, ele circula no meio da via e os carros que passam pelo local precisam desviar do idoso.

Imagens mostram idoso desaparecido andando em avenidas em Jacareí, SP
fonte: G1

Veja também