08/06/2024 03:40

Tetris ajudou a popularizar o uso de computadores, diz criador do game

Alexey Pajitnov, o programador russo que desenvolveu o fenômeno Tetris, esteve na Brasil Games Shows 2023 (BGS 2023) e foi um dos entrevistados pelo Voxel durante o evento.

Na conversa, ele falou inclusive sobre um feito pouco lembrado do título, além de ser um dos games mais vendidos da história: a importância do jogo de quebra-cabeças para popularizar o uso de computadores, inclusive em ambientes domésticos e fora do horário de trabalho.

Para Pajitnov, o início do mercado de PCs para consumidores foi difícil, já que o público demorou a se acostumar com o eletrônico.

“Quando os computadores chegaram, as pessoas ficavam assustadas com eles. Era tipo uma máquina grande e fria, com aquele teclado todo complicado, o mouse… era demais para as pessoas. E funcionava principalmente com os números, o software era muito cru e cheio de erros. Então, em qualquer coisa que você fazia, a interface de usuário era horrível naquela época. (…) Era fácil de errar, então as pessoas começaram a odiar aquilo”, explica.

Onde entra Tetris na história dos PCs?

Um dos fatores que ajudou na popularização deles foi Tetris. O jogo foi lançado em novembro de 1987 nos Estados Unidos, inicialmente para computadores voltados também para jogos, como o Commodore Amiga, o Atari ST e o ZX Spectrum, entre outros.

“Aí, de repente, as pessoas viram na tela algo que era muito claro, muito simpático, muito agradável. Então o Tetris realmente ajudou a destruir essa barreira entre as pessoas e os computadores. Eu acho que esse primeiro trabalho do Tetris sempre será apreciado”, diz Pajitnov, claramente orgulhoso do próprio legado.

Fonte: tecmundo

Veja também