Crateras em São José: rua da zona sul tem histórico de afundamentos há 15 anos; relembre casos
A rua Benedito Dias dos Santos, na zona sul de São José dos Campos (SP), registrou pelo menos cinco casos de buracos com grandes proporções nos últimos 15 anos. O caso mais recente ocorreu nesta terça-feira (6), quando uma cratera se abriu na via. Desde então, a rua está interditada no trecho onde houve o afundamento, no bairro Jardim Morumbi.
A Prefeitura informou que está elaborando um projeto emergencial para contenção da cratera. O objetivo é fazer a reconstrução do asfalto após análise da infiltração que causou o desmoronamento.
De acordo com moradores da região, alguns dos buracos registrados chegaram a ter cerca de sete metros de profundidade. O G1 levantou o histórico de afundamentos no local nos últimos anos. Veja abaixo.
Histórico de crateras
- Dezembro de 2023: uma parte do asfalto cedeu após o rompimento de uma galeria de águas pluviais. Após o afundamento, a via chegou a ser interditada para obras.
- Junho de 2022: um afundamento foi registrado quase no mesmo trecho da rua. À época, moradores reclamaram de recorrentes reparos e afirmaram que o problema não era resolvido de forma definitiva.
- 2018: um afundamento foi registrado e provocou riscos a pedestres e motoristas. O local foi sinalizado para evitar acidentes.
- 2011: outro episódio de cratera foi registrado. Moradores relataram que o asfalto rompeu após dias de chuva intensa.
- 2009: foi um dos primeiros registros recorrentes de afundamentos na Benedito Dias dos Santos. O asfalto cedeu devido à infiltração provocada por problemas na rede de drenagem.
Segundo a prefeitura, os recorrentes afundamentos estão relacionados às obras antigas no sistema de drenagem do bairro, que estariam danificadas e sobrecarregadas. Normalmente, os buracos ocorrem após períodos de chuvas intensas.
Cratera em 2024
A nova cratera abriu nesta terça-feira (6) e vem preocupando os moradores da região. A via foi interditada e equipes da Prefeitura de São José dos Campos estiveram no local para realizar uma inspeção técnica.
O buraco se formou logo após uma sequência de dias chuvosos na região. A profundidade do afundamento ainda não foi divulgada oficialmente, mas moradores estimam cerca de cinco metros.
Em nota, a administração municipal informou que está elaborando um projeto emergencial para contenção da cratera. Uma equipe de engenharia está analisando a estrutura da rua para identificar as falhas que causaram o afundamento.
Não há previsão para o término das obras e desinterdição total da via.
Fonte: G1







