2025 está chegando..

d
h
m
s
Feliz Ano Novol!!!

Crateras em rua de São José se repetem há 15 anos

Imagem: Crateras em São José

Cratera em São José: rua da zona sul tem histórico de afundamentos há 15 anos; relembre casos

Rua Miguel Couto, no Jardim América, já teve ao menos sete afundamentos na última década. Moradores dizem que vivem com medo da rua desabar. Prefeitura afirma que abriu estudo para obras definitivas.

Uma cratera que se abriu na Rua Miguel Couto, na zona sul de São José dos Campos (SP), nesta semana revirou na memória de moradores os demais afundamentos que já aconteceram no local. Segundo os relatos da vizinhança, o local já afundou ao menos sete vezes nos últimos 15 anos.

A última cratera surgiu na quarta-feira (7), em um trecho da via que já passa por obras há pelo menos dois meses. Apesar da sinalização, um motorista não percebeu o rompimento e ficou com o carro parcialmente dentro do buraco. Ninguém ficou ferido.

Apesar do susto, os moradores relatam que este não é um problema recente:

  • “Essa rua já afundou várias vezes. Cerca de sete, desde que moro aqui. É só chover um pouco mais que dá problema. Já tivemos rachadura em casa por instabilidade do solo e vivemos sempre com medo disso acontecer de novo”, disse a vendedora Simone Souza, que mora há 11 anos na rua afetada.

A reportagem do g1 também encontrou registros de outros buracos que se abriram na mesma rua, nas gestões anteriores. Em 2011 e 2016, há registros de dois grandes afundamentos. Os trechos danificados foram asfaltados novamente, mas, segundo os moradores, não houve um reparo definitivo.

Contenção

Desde novembro de 2023, máquinas e equipes da prefeitura estão no local. A via está parcialmente interditada. A alegação da prefeitura é de que havia risco iminente de nova erosão, o que acabou se concretizando nesta semana.

Com a nova cratera, a prefeitura informou que a via será totalmente interditada e que vai fazer uma reavaliação do projeto de contenção. Em nota, o governo informou que:

  • o local passa por monitoramento e estudo para uma obra definitiva;
  • está sendo avaliado se a obra de emergência em andamento será suficiente ou se uma nova intervenção será necessária;
  • assim que houver a estabilização da área e a liberação do laudo geológico, as obras continuarão aos poucos;
  • equipes da Defesa Civil seguem monitorando o local.

Histórico

As ocorrências vêm sendo registradas pelo menos desde 2009. Na época, a rua ficou interditada após um deslizamento de terra. Um muro que fazia contenção cedeu e houve risco para as casas ao redor.

A situação se repetiu em 2011 e 2016, com novos afundamentos. O último caso foi em 2019, ano em que foi feito um novo asfalto na via. Desde então, a rua apresentava sinais de novos desníveis no solo.

Moradores dizem que alertavam a prefeitura, mas que nenhuma providência definitiva era adotada. Em outubro de 2023, o trânsito de veículos pesados no local foi proibido. No mês seguinte, as máquinas passaram a trabalhar no local.

Com a nova cratera, o trabalho foi interrompido para reavaliação do projeto.

Fonte: G1